top of page

3 ideias para apoiares os nossos autores portugueses




Hoje em dia, ainda nos debatemos com a ideia de que a maioria das editoras não aposta nos autores portugueses. É verdade. No entanto, eles existem.


Como há muitos autores novos que não chegam aos tops das livrarias e não têm uma expansão que lhes permita estar em todos os programas de televisão e rádio, dou-te três ideias para apoiares os nossos talentos nacionais.


1 - Compra e divulga as suas obras


Ao comprares um livro, estás a apoiar o autor (e todas as pessoas envolvidas na publicação do livro). Estás a dizer-lhe que reparaste no seu nome e que o tema te suscitou interesse.


A divulgação nas tuas redes sociais também é muito importante porque haverá pessoas que vão ver a tua publicação. Andar com o livro de um lado para o outro também é uma boa opção (quantas pessoas já viste a inclinarem o pescoço nos transportes públicos para verem a capa do livro que outra pessoa está a ler?). Com estas duas formas, estás a divulgar um autor português.


2 - Escreve uma opinião


Quando digo no GoodReads/Storygraph, digo no teu blog ou na tua conta de Instagram/Tiktok. É uma forma de divulgação em que dás o teu selo de aprovação a pessoas que podem não conhecer a obra. Uma opinião pode ser o primeiro contacto que alguns leitores podem ter com a história, e bem sabemos que, por vezes, por ser decisivo na hora de comprar.


3 - Colabora nas atividades promovidas pelo autor


Sempre que publicar algo nas suas redes sociais, participa. Coloca um like e/ou um comentário. Escrever um livro é um ato solitário e pode ser ainda mais solitário quando ele está disponível mas ninguém mostra ao autor que o leu. Participa sempre que puderes, pois é uma forma de dizeres ao autor que o vês e que reconheces o seu valor.




Valoriza o que é nacional. Hoje, mais do que nunca, apoia os autores portugueses. Isto não é um sprint, é uma maratona. Não basta colocares em prática estas ideias apenas uma vez por mês. É preciso fazê-las constantemente, integrando-as no teu TBR. O mercado editorial só mudará quando existir, de facto, uma mudança real nos hábitos de compra dos leitores.


bottom of page