3 razões para escreveres em conjunto


Todos crescemos com a ideia do escritor como um lobo solitário – o escritor que se esconde na casa da floresta para escrever uma obra, o escritor que se fecha no escritório para escrever um conto, os exemplos são inúmeros. Era uma ideia que eu própria tinha, que a escrita era algo muito solitário – até descobrir o NaNoWriMo (National Novel Writing Month).

Já vos tínhamos falado deste evento num live em Maio, se não ouviram o nosso Live vão imediatamente ao link ver.



Já está? Boa! Vamos continuar!


Tal como o NaNoWriMo, há outros eventos de escrita em conjunto que decorrem ao longo do ano. Aliás, há comunidades de escritores que organizam também vários eventos, presenciais e on-line, e mesmo sem eventos específicos, há grupos on-line nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Discord ou Whatsapp para discutir as felicidades e amarguras que esta vida nos traz. Mas então, quais as vantagens de deixar de ser um escritor solitário?


1- Ter alguém que nos compreende


Os nossos amigos/familiares/colegas podem-nos apoiar, mas com outros escritores encontrei um apoio diferente. São pessoas que sabem o que passamos todos os dias, que já passaram pelo mesmo, e têm sempre um conselho na manga para nos ajudar nos momentos mais desinspirados.


2- Incentivos mútuos


Quando estás a escrever sozinho e te sentes desinspirado, o que fazes? Vais ouvir música? Ver uma série? Ler? Se estiveres numa comunidade, há um efeito psicológico interessante – podes ser desafiado a escrever ao mesmo tempo que outra pessoa, ou ver aquela pessoa em quem confias a escrever pode-te dar aquele incentivo que precisas. Uma pessoa puxa pela outra e, quando dás por ti, tens mais 10 páginas escritas do que tinhas no início do dia.


3- Desafios


Falando de desafios, muitas comunidades de escritores assentam em desafios. Por exemplo, o caso que conheço mais de perto é o NaNoWriMo – há uma deadline, há um objectivo de 50 000 palavras (ou as que quisermos definir) e sabemos que temos de escrever X por dia para cumprir o objectivo. É quase uma fórmula matemática que dá certo – Objectivo + motivação + comunidade + desafio + arranjar tempo = livro completo!


Escrito por: Leonor Ferrão

O meu nome é Leonor Ferrão e nasci a 20 de Novembro de 1992 na cidade de Lisboa, e sou formada em Conservação e Restauro de Bens Culturais. Além de uma leitora assídua, sou também uma artista e estou sempre à procura de maneiras de me expressar, seja pela escrita, fotografia, ilustração, música ou até cosplay, sempre na companhia do meu gato Maine Coon, o Matthew Clawley. Durante muitos anos fui directora e co-criadora da revista Nanozine, uma fanzine independente de publicação e promoção de autores portugueses.

Tenho contos publicados em várias Antologias, onde se incluiem a Antologia Talentos Fantásticos 2009 e o Almanaque Steampunk 2019, e colaborei com alguns contos na plataforma Fantasy & Co. Também tenho ilustrações publicadas em livros como a antologia Por Mundos Divergentes e na fanzine Lusitânia. Além destes contos, tenho também 13 livros na gaveta à espera que eu ganhe coragem para os rever.

Como escrever é uma paixão, gosto muito de partilhar este gosto com outros, sendo que desde 2012 que sou Municipal Liaison da região de Lisboa no evento internacional NaNoWriMo.

Inspiro-me constantemente no mundo que me rodeia, principalmente na Natureza, na música e nas viagens que faço sozinha pelo mundo. A minha maior ambição é viver numa cabana na floresta a criar obras que façam sonhar as pessoas.

52 visualizações

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com

Termos de Uso

Política de Privacidade