5 dicas para ultrapassares uma ressaca literária



Todos os livrólicos, mais cedo ou mais tarde, têm que se deparar com uma época em que não conseguem pegar num livro e lê-lo até ao fim. Os motivos são os mais variados: leram um livro muito bom, estão com saudades de reler os seus favoritos ou não sabem mesmo o que escolher porque o mood muda todos os dias. Nestas alturas de reading slump, podes sempre ver aquele filme ou aquela série que queres ver muito mas, se o teu objetivo é voltares à leitura, apresento-te 5 dicas que te podem ajudar:



1 - Cria uma meta diária


Convém que a meta diária seja pequena e fácil de atingir para depois fazeres a festa. A minha preferida é: ler 5 páginas. No entanto, se és mais ambicioso/a, escolhe ler 15 minutos por dia ou ler um número fixo de páginas. O importante é teres um objetivo que sabes que consegues cumprir com bastante facilidade.


2 - Escolhe um livro pequeno


Não há nada melhor para enganar o cérebro do que escolher um livro pequeno, que consigas ler num dia ou dois. Aqui, podes escolher livros infanto-juvenis de fácil leitura, graphic novels, mangas, o que bem entenderes. O que interessa é que o consigas terminar a leitura em pouco tempo.


3 - Lê a sinopse e as opiniões sobre o livro


Por vezes, o que mais custa é deixarmo-nos embrenhar pelas personagens e pelo seu mundo. Por isso, ler a sinopse do livro é fundamental para teres algum contexto.


Leres algumas opiniões sobre o livro (sem spoilers, claro) pode ajudar-te bastante. Normalmente, os bloggers e os booktubers dão sempre algum contexto e apresentam-te as personagens, o que é perfeito porque assim entras no mundo já conhecendo alguma coisa.


Temos imensas opiniões aqui no blog e muitos dos livros estão disponíveis para venda na Livraria.


4 - Se não estás a gostar, experimenta outro livro


Se estás na reading slump, não há nada pior do que forçares-te a ler um livro. Por favor, não faças isto! Se não estás a gostar do livro, larga e começa outro.


É sempre importante lembrarmo-nos dos livros que deixamos para trás nesta altura, mas o importante aqui é que voltes ao teu ritmo de leitura habitual, por isso, não te culpado/a e começa outro livro que consideres que chamará mais a tua atenção.


5 - Relê um dos teus livros favoritos mais antigos


Não, não voltes ao livro que te colocou na ressaca literária, mas relê um dos teus livros favoritos. Por vezes, é sempre bom voltares ao mundo das tuas personagens favoritas porque podem ser elas que te relembrem a magia que é ler um livro.


Costumo fazer sempre um Top 5 de livros favoritos no fim do ano, podes ler aqui.


Boas leituras!


Escrito por: Ana Teresa Barreiros

Licenciada em Tradução pela University of Westminster (Londres), ama livros desde muito pequena. 

O seu género literário preferido é Fantasia e YA. Agradece todos os dias pela trilogia ACOTAR (A Court of Thorns and Roses) de Sarah J. Maas e pelo mundo de Shadowhunters, de Cassandra Clare estarem presentes na sua vida.

0 visualização

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com - Telefone: 926 560 512

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • YouTube - Black Circle