A importância dos livros nos dias de hoje


A reflexão que vos trago hoje é sobre um tema que para mim tem uma certa importância e que deveria de ter para o mundo também. Ler livros é sempre importante para nós, pois acabamos por adquirir novas palavras, novas perspetivas do mundo ou até mesmo acaba por nos ajudar a esquecer a nossa realidade. Pode, também, ajudar-nos a enfrentar um pouco os nossos medos, a colocarmos-mos no lugar de outros ou até mesmo a distinguir o certo do errado.

Ler livros que abordam temas importantes do mundo como, o racismo, a homossexualidade, o suicídio, traumas ou violência doméstica, acaba por nos transmitir uma mensagem um pouco diferente de quando lemos um livro sobre fantasia.

Posso dizer que os livros, para mim, são uma forma de aprendizagem e de aquisição de conhecimento, mas que acabam por me ajudar a ver as coisas de outra forma e fazem-me pensar sempre muito sobre o assunto que eles abordam. Admito que muitas vezes uso os livros como um porto de abrigo, pois ajudam-me a esquecer um pouco a minha realidade, mas ao mesmo tempo, conseguem-me mostrar que não devemos de viver a fugir dos nossos medos e que os temos de enfrentar e de os aceitar. Desde Outubro para cá que eu tenho andado a viver muito através dos meus livros e das suas histórias, não por medo, mas por ter encontrado uma solução, para mim, de não sentir uma pressão gigantesca no meu dia-a-dia.


Os livros ajudam-me a levar a minha vida com mais calma, os livros mostram-me que são várias as pessoas que podem passar pelo mesmo que eu, pois muitas vezes as histórias que eu leio são baseadas na vida do autor ou dos seus familiares. Ao ler esses livros e depois as notas dos autores, eu acabo por me sentir um pouco melhor e mais leve, mas às vezes ler essas histórias ajudam-me a colocar-me no lugar do outro e pensar “E se fosse eu?”. Por isso é que eu gosto de ler livros com mensagens importantes e com temas muito tabu ou problemáticos na nossa sociedade. Eu gosto de ler histórias que me mostram que não faz mal eu ter uma opinião diferente das dos outros ou de até mesmo que seja diferente dos outros, pois são essas diferenças que nós temos que fazem de nós quem somos. Ler livros ajuda-nos a viajar, a viver num tempo que nós não vivemos e aprender um pouco mais sobre o mundo sem sairmos do conforto da nossa cosa. Podemos ter o mundo aos nossos pés com um simples livro.

Daí achar que os livros que abordam temas que podem causar um maior impacto nas nossas vidas ou na nossa sociedade, devem de continuar a existir, devem de continuar a ser escritos e pensados, pois é através deles que conseguimos que pessoas de uma religião diferente ou de uma cor diferente ou com uma sexualidade diferente ou um trauma que viveram em pequenos ou até mesmo pensamentos menos bons que possam levar a porém um termo as suas vidas, vai ser através desses livros com essas histórias que vamos conseguir, de alguma forma, dar um valor ainda maior a vida humana e vai facilitar a uma melhor e maior integração dessas mesmas pessoas na nossa sociedade.


A arte e a literatura são duas coisas muito importantes para nós enquanto humanos, uma vez que através delas, tal como a história do mundo, que vamos saber lidar com certos temas. Daí eu dizer que ler livros é importante, ver filmes ou séries é importante também, pois eles contam nos histórias que podiam ser as nossas, que podíamos ser nós a sermos discriminados ou a sermos mal vistos. Mostram-nos uma forma de como lidar com o diferente e de saber aceitar isso, pois o diferente não tem de ser necessariamente mau, pode ser bom e é assim que temos de olhar para o mundo. Somos todos iguais e ao mesmo tempo somos todos diferentes.


Escrito por: Raquel Pinheiro

Hello Booklovers!!


Eu chamo-me Raquel e tenho 27 anos. Sou licenciada em Direito, mas trabalho com crianças. Estou neste momento, acabar o meu mestrado em Ciências Jurídico Criminais pois, de todos os ramos de Direito foi por este que me apaixonei.


Para além de ser uma apaixonada por crimes, tenho uma enorme paixão por livros, cinema e séries. Esta ideia surgiu com a criação da minha página no Instagram. Após ter criado essa página, pensei para comigo "E porque não um blog?". Desta forma posso falar um pouco mais sobre os livros que leio, onde posso dar certos detalhes que me fizeram gostar daquele livro ou daquela história e explicar o porque daquela pontuação. Através do Blog posso escrever um pouco mais, algo que eu adoro fazer.


É um projecto que eu pretendo manter e espero que tenha tanto sucesso como espero ter!!


Quero partilhar com vocês um pouco do meu pequeno mundo dos livros!!!!!

0 visualização

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • YouTube - Black Circle