Como criar (e cumprir) o TBR


O TBR (to-be-read, em português, para ler) é a pilha de livros que nos olha de lado com desdém e pergunta-se todos os dias quando é que pegaremos nela.


Se és como eu, não tens apenas um TBR: tens uma estante TBR, um TBR anual e um mensal.


Para quem nunca pensou em sequer fazer uma pilha TBR, pensa que isto é fácil.

Fazer a lista de livros que queremos ler para o mês até é fácil, o pior é cumpri-la.


Falo por experiência própria. Durante anos fazia uma pilha de livros que queria ler para o mês e nunca, mas mesmo nunca, a cumpria. Até que chegou a altura em que olhei para a minha estante TBR (que estava super desapontada comigo) e pensei: o que estou a fazer mal para não conseguir cumprir com um objetivo que eu desenhei para mim própria?!


Não fazia estas quatro perguntas a mim mesma:


1 - Que livro preciso ler?


São livros que temos mesmo que ler, seja para a faculdade, trabalho ou clube do livro. É importante colocá-los na nossa lista de livros prioritários porque nos comprometemos com outras pessoas a ler esse livro.


2 - Que livro quero ler?


Quando os livros da pergunta 1 se misturam com os livros desta pergunta, maravilhoso! Caso não seja esse o caso, então afirmo: ler por prazer é o melhor que há. Tal como lavamos os dentinhos todos os dias, também devemos ler um pouco por prazer todos os dias.


Nesta pergunta encaixam-se os livros que queres muito ler e ainda não encontraste tempo. Dependendo da rapidez de leitura e tempo disponível durante o mês, aconselho sempre a lerem entre 1 a 4 livros só por prazer.


Se não tens bem a certeza do que queres ler, aconselho-te a leres o Top 5 de 2019 (da Ana Ivo) e Top 5 de 2019 (da Ana Teresa).


3 - Como me sinto?


É um facto que é verdade e verão que é verdade quando notarem que ele existe: se nos sentimos tristes, não vamos querer livros que nos façam sentir ainda mais tristes, vamos querer livros que nos levantem o estado de espírito.


Esta pergunta é chave e deve funcionar em conjunto com a pergunta 2. Por vezes, há livros na nossa TBR que correspondem demasiado ao nosso estado de espírito e não queremos lê-los por isso mesmo. Existem outros dias em que estamos demasiado felizes e não queremos ler algo mais triste, queremos algo que nos mantenha o ânimo (a serotonina é uma grande malandra, gosta de estar sempre feliz).

Por isso, devemos selecionar os livros de acordo com aquilo que sentimos e não devemos sentir-nos obrigados a ler algo que vai contra os nossos sentimentos do momento.


4 - Um, Dó, Li, Tá, J.K. Rowling já cá não está?


Como adoro este desafio! É o um-dó-li-tá na pilha de livros que queremos ler e o que calhou, calhou, e não se fala mais no assunto. De alguma forma, é um compromisso que nos é dado pela pilha TBR e, por isso, temos que cumpri-lo!


Há imensas pessoas que adoram isto porque, no fundo, é um livro que comprámos/foi oferecido e já o conhecemos mas, ainda assim, é uma surpresa ver o que nos calha!


5 - Como me posso comprometer?


Existem várias formas de te comprometeres contigo mesmo, mas deixo quero oferecer-te um template que podes usar para te comprometeres contigo mesmo durante o mês, basta inserires o teu e-mail na caixa que vou deixar no fim do post. Uma das formas que encontrei foi registar os livros que queria ler em vez de simplesmente empilhá-los. Ao registarmos, por escrito, num papel e com uma caneta, estamos a comprometermo-nos com o livro mas, acima de tudo, connosco mesmos.


O compromisso é componente-chave do TBR: se eu registar tudo o que leio, se eu me comprometer a ler X livros durante o mês, a probabilidade de vencer o TBR do mês é muito maior porque estou a pôr-me em causa.




Digam-me como costumam organizar o vosso TBR!


Espero sinceramente que o "Planear o TBR" que preparei para vocês seja útil! Já sabem, se quiserem partilhar comigo o vosso planner do TBR preenchido, é só tagarem a livraria no instragram ou mandarem um e-mail!






Boas leituras,

Ana Teresa Barreiros

Co-fundadora da Livraria Good Books

0 visualização

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com - Telefone: 926 560 512

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • YouTube - Black Circle