Como escolher o próximo livro?




Com escolher o próximo livro?

Hoje em dia, o que não nos faltam são livros. Ainda bem! Contudo, esta bênção da oferta torna difícil a escolha do próximo livro para ler.


Tenho 5 dicas para ti! Partindo do princípio que já existe uma pilha TBR (se não leste o post sobre como criar e cumprir o TBR, clica aqui para o leres) ou que estás à procura do livro certo para comprares, espero que estas dicas te possam ajudar:


1 - Book Bingo


Basta estares um bocadinho atento/a, especialmente às tags #bookstagramofportugal, #instaliterário ou a qualquer bookstagrammer português (como as nossas parceiras) para ficares a conhecer algum Book Bingo.

Aparece sempre um novo Book Bingo quase todos os meses, especialmente nas épocas festivas.


2 - O pote TBR


Este desafio é para os que têm uma pilha TBR e não sabem o que fazer com ela, mas também resulta para quem comprar um ou dois livros e não sabe escolher.


A premissa é simples: escrever todos os livros que temos para ler/queremos comprar e colocar num pote. Tirar o papel à sorte e ler esse livro. Li Orgulho e Preconceito graças a este desafio que coloquei a mim própria e foi um dos livros mais marcantes que li! É sempre tão bom sermos surpreendidos com estes desafios.


3 - Um Dó Li Tá, J.K. Rowling já cá não está


Este desafio é bastante versátil e simples: basta fazer o um dó li tá nos livros que temos para ler ou na lista wishlist dos livros que queremos comprar.


4 - A lista do Bill Gates


Não sei se é do conhecimento geral (pelo menos, para mim, não era), mas o Bill Gates, aquele génio que criou a Microsoft, lê bastante. Ele leva consigo para todo o lado uma tote bag cheia de livros, que é renovada com bastante regularidade. Fica aqui um aparte: se ainda não viste o documentário Inside Bill's Brain: Decoding Bill Gates, vai ver depois de leres este artigo, porque explica como é que a tote bag dos livros é escolhida! (Sim, fiquei encantada por saber que um dos homens mais ricos do mundo leva uma tote bag para uma cabana no bosque, só para colocar a leitura em dia).


Qual não foi a minha surpresa, depois de ter visto o documentário, quando fiquei a saber que ele tem um site onde partilha o seu amor aos livros e tem listas excecionais sobre as suas leituras.


5 - Recomendem-me um livro, por favor!


OK, em primeiro lugar, devo admitir que tenho uma experiência ligeiramente traumatizante quando, uma vez, pedi à minha mãe para me recomendar um livro e ela não tinha romances na sua estante, só livros técnicos. Não soube o que me recomendar e eu fiquei a andar um pouco à nora com isto. (Update da vida: a minha mãe agora já lê romances e partilhamos imensas leituras!)


Este pedido de socorro que fazemos às pessoas que nos são mais próximas não só nos aproxima delas, como ficamos a conhecer os seus gostos e assim criamos um tema de conversa que pode durar anos!


Se queres ver as recomendações que temos para ti, vai ao Clube Good Books!


Como costumam escolher a vossa própria leitura?


Escrito por: Ana Teresa Barreiros

Licenciada em Tradução pela University of Westminster (Londres), ama livros desde muito pequena. 

O seu género literário preferido é Fantasia e YA. Agradece todos os dias pela trilogia ACOTAR (A Court of Thorns and Roses) de Sarah J. Maas e pelo mundo de Shadowhunters, de Cassandra Clare estarem presentes na sua vida.

17 visualizações

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com

Termos de Uso

Política de Privacidade