Dar uma nova vida aos livros? Sim, é possível!

Se já não sabes o que fazer para dar uma nova vida os livros, este post é para ti!


Por vezes, vender em segunda mão ou oferecer não é opção. No entanto, acabar na reciclagem é que não!


O que podes fazer para lhes dar uma segunda vida? Dou-te quatro dicas e um álbum no Pinterest!


1 - Cria um coração

Sim, este coração foi feito por mim! Sabes o que era? Um livro do Paulo Cardoso sobre astrologia para 2001!


Era um livro desatualizado e já ninguém pegava nele.


Surpresa! Agora faz parte da fotos no Instagram da Livraria!


Este coração utilizou 100 folhas do livro, mas é claro que podes fazer com metade (e leva-te metade do tempo). Confesso que fica muito bonito na estante.


O coração é, provavelmente, o formato mais fácil de concretizar. No entanto, podes fazer letras, palavras e outras formas.


Foto: Livaria Good Books


2 - Decora caixas, gavetas e a tua própria estante

Quando fazíamos as Feiras da Bagageira, decorávamos muitas caixas de cartão normais com papel. É necessário cola (e convém ser uma cola impermeável para durar mais tempo) e muita paciência para recortares as folhas de papel.


O resultado final pode ser super criativo! Podes sobrepor folhas, brincar com as nuances de cor, etc.


Também podes usar o papel de forrar livros, colando as páginas no papel, e forrar a tua estante e as tuas gavetas. O que interessa aqui é que tenhas tempo, engenho e um pouco de paciência para que o resultado final fique mesmo a tua cara.


Foto



3 - Protege outros livros

Sim, também é possível, dá para acreditar?!


Mais uma vez, precisas de bastante paciência porque estes processos demoram um pouco, mas podes criar o teu saco para os livros ou até mesmo criar capas para livros utilizando páginas de outro livro.


Foto


4 - Faz o teu próprio papel de embrulho (e outras decorações)

Acho que esta é uma das ideias mais fáceis de fazer em casa. Tudo o que precisas é de uma gilhotinha (ou qualquer outra forma de corte incisivo) para que seja mais fácil colar as páginas entre si.


O papel de embrulho é sempre necessário: seja para a prenda do Natal, do aniversário ou do casamento, o papel embrulho está sempre presente.


Não só poupas dinheiro como também dás uma segunda vida ao livro antes de ir parar ao contentor azul. É impressionante o que 200 páginas de um livro podem render em papel de embrulho.


Mas se achas que esta opção é muito fácil, também podes fazer outras decorações para o teu embrulho, como por exemplo, laços e outras formas que dão ao livro uma nova vida mesmo bela.


Foto




Se já estás com vontade de meter mãos à obra, tenho uma surpresa para ti! O Pinterest da Livraria tem um álbum completamente dedicado ao DIY de livros! Passa por para te inspirares e, se fizeres alguma destas ideias (ou outras!), não te esqueças de identificar a Livraria para ficarmos a conhecer este mundo maravilhoso da reutilização de livros.


Escrito por: Ana Teresa Barreiros

Licenciada em Tradução pela University of Westminster (Londres), ama livros desde muito pequena. 

O seu género literário preferido é Fantasia e YA. Agradece todos os dias pela trilogia ACOTAR (A Court of Thorns and Roses), de Sarah J. Maas, e pelo mundo de Shadowhunters, de Cassandra Clare, estarem presentes na sua vida.

28 visualizações

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com

Termos de Uso

Política de Privacidade