O melhor do booktube português: vem aí a Mangalipa Mania!

Atualizado: Abr 16



Esta é a derradeira competição de leitura!


No início de março, a Manganet e a Filipa apresentaram-nos um projeto que consistia em competirem uma contra a outra para lerem o maior número de páginas possível dos livros que tinham em comum: estava instalada a Mangalipa, que contou com vídeos semanais ao longo do mês.


"O Mangalipa surgiu numa tarde em que ambas estávamos a tentar ter ideias para vídeos de colaboração. Como há meses que andávamos a comprar os mesmos livros com intenções de fazer leituras conjuntas, uma dessas ideias foi ler a nossa pilha de livros em comum. Quando começamos a ponderar levar essa ideia para a frente, surgiu a questão “E se fizéssemos disto uma competição para ver quem lê mais desta pilha?”. Rapidamente novas e divertidas ideias começaram a surgir e daí surgiram os desafios diários, as ajudas, os vlogs, o secretismo e o picanço, rodeados de diversão e boa disposição, no que se tornou então a Derradeira Competição de Leitura", contam-nos.

O que era apenas uma competição entre duas amigas que amam livros ganhou outras proporções na comunidade livrólica portuguesa e lançaram a Mangalipa Mania, uma competição de leitura onde todos podem participar.


"A nosso ver, traz boa disposição ao booktube português, e uma inspiração para ler mais. No final de contas, todos nós gostamos de um bom desafio", contam as duas influencers do booktube português, que vivem no Reino Unido.

Pensavam que teriam apenas umas vinte inscrições. O número de inscritos chegou quase aos duzentos, um exemplo claro de que o amor aos livros une mesmo as pessoas.


"É incrível a quantidade de pessoas que demostraram interesse em participar e competir em algo do género. Neste preciso momento, estamos a aproximar-nos do início do Mangalipa Mania e estamos ansiosas e entusiasmadas para ver todos a ler o máximo que conseguirem."

A Mangalipa Mania contará com desafios diários e vlogs semanais. Tanto a Manganet como a FilipaBooks já fizeram os seus vídeos de apresentação.



Vídeo da Manganet (ou, como a própria o apelidou, as explicações mais parvas e desnecessáias que possam imaginar sobre a Mangalipamania):



Vídeo da FilipaB0oks (ou, como foi denominado, direto ao assunto. Sem tretas. Sem pormenores desnecessários).


"A todos os que vão participar, boa sorte e levem isto como uma oportunidade de ir mais além. É impressionante a quantidade de páginas que consegues ler por dia se simplesmente disseres a ti mesmo que vais lá chegar. Para além disso, lembrem-se que organizámos isto principalmente para ser um desafio divertido por isso aproveitem para ler muito mas também para se divertirem a partilhar conteúdo pelo instagram e pelo youtube e para conhecerem mais pessoas novas e criarem, quem sabe, novas amizades literárias."

Por isso, já sabem: do dia 16 ao dia 30 de abril, estejam atentos/as ao bookstagram e ao booktube português!

Não se esqueçam de seguir a Manganet e a FilipaB0oks no Instagram e de subscrever os seus respetivos canais no YouTube!


(Obrigada por se terem disponibilizado a responder às perguntas!)


Escrito por: Ana Teresa Barreiros

Licenciada em Tradução pela University of Westminster (Londres), ama livros desde muito pequena. 

O seu género literário preferido é Fantasia e YA. Agradece todos os dias pela trilogia ACOTAR (A Court of Thorns and Roses) de Sarah J. Maas e pelo mundo de Shadowhunters, de Cassandra Clare estarem presentes na sua vida.

0 visualização

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com - Telefone: 926 560 512

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • YouTube - Black Circle