O Valor da Liberdade - "Salazar 40 anos?"


Quando chega o mês de Abril, mais especificamente o dia 25 de Abril, é inevitavel não (re)lembrar o que foi a nossa sociedade, o nosso país e a nossa vida há mais de 40 anos, em que todos vivíamos quase mudos, silenciados por um medo que transformava em tabu declarado muitos dos assuntos quotidianos. Portugal era um país muito cinzento, pequenino na sua expansão e mesquinho.

Este livro relembra-nos a importância do valor da Liberdade e a forma como podemos identificar a ameaça e o medo imposto de forma mais ou menos velada, mesmo quando o discurso parece levar-nos a acreditar na evolução e numa atitude de quem pensa e faz o melhor por um povo quando, na verdade, é movido pelo prazer não verbalizado de exercer poder.

Acredito que a Arte é o que nos salva, e as ilustrações contidas neste livro poderão ter sido desabafos de quem não podia usar a voz para se manifestar. Os excertos dos muitos discursos que tinham o propósito sádico de nos massacrar, amedrontar e dissuadir à revolta que, regularmente, eram transmitidos na televisão a preto e branco, a mesma cor que cobria o país, estão transcritos neste livro e são acompanhados pelas ilustrações de Cláudio Torres, que demonstram bem as entrelinhas do que não era dito mas estava implícito nesses discursos.

Gostei muito de ler este livro, de refletir sobre os textos e as ilustrações que lhes são atribuídas e não pude deixar de me sentir orgulhosa de ser portuguesa, de ter pertencido a uma geração que vivenciou a viragem do regime de ditadura e sentir-me igualmente agradecida por algumas pessoas que, apesar de tudo, nunca se calaram totalmente, encontrando sempre formas de expressarem o seu livre pensamento, estimulando igualmente a esperança na viragem que um dia viria a acontecer e, aconteceu! Um livro que vale a pena ler e apreciar.



Escrito por: Ana Paula Ivo

Trabalhou durante 30 anos na área da Saúde e um dia decidiu dar asas ao sonho antigo de abrir uma livraria. Desta forma, partilha a sua paixão pelos livros, sobretudo os usados. As suas preferências são os grandes clássicos da literatura portuguesa mas também adora a magia de uma boa ficção moderna.

4 visualizações

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com

Termos de Uso

Política de Privacidade