Para ler: 4 autores portugueses


Este post até podia ser uma ode ao facto de parecer que não há novos escritores no mercado editorial.

Viram como coloquei a negrito (itálico e sublinhado) o "parecer"? Por vezes, é demasiado fácil cruzar os braços, reclamar e ficar sentado à espera que a indústria livreira mude só com o poder do pensamento e da crítica que não mostra soluções quando, na verdade, são os próprios leitores que têm esse poder [de resolver a situação] nas mãos.


Se queres mudar esta perspetiva, deixo-te aqui quatro autores portugueses que podes encontrar na livraria!


Tiago Moita - Ficção

Sobre o autor:

Tiago de Vasconcelos e Moita nasceu em Lisboa em Abril de 1975. Começou a dar os primeiros passos na Poesia a partir dos quinze anos em São João da Madeira – cidade onde vive actualmente desde os dez anos. Estudou Direito na Universidade Lusíada do Porto, onde publicou um dos muitos poemas e textos em prosa que escreveu nesse período, em 1998, no jornal da Universidade, do qual foi principal colunista durante três anos e foi membro do E.L.S.A (European Law Students Association) entre 1998 e 2001.

Participou em workshops de declamação poética e cursos de Storytelling e Escrita Criativa, entre 2003 e 2013, e em eventos culturais em Portugal e em Espanha. Publicou alguns dos seus poemas e textos em jornais, revistas e blogs e fez parte de alguns grupos e associações culturais da sua terra, entre 2006 e 2010.


Comprar "Manual da Solidão"

Comprar "Os Contos Impossíveis"

Comprar "O Evangelho do Alquimista"

Comprar "O Último Império"

Comprar "A Fórmula do Peregrino"


Pedro Cipriano - Fantasia

Sobre o autor:

Pedro Cipriano, nascido em Aveiro, é o fundador da Editorial Divergência e da sua chancela,Edições Viriato. Possui um doutoramento em Física de Partículas concedido pela Universidade de Hamburgo. Desde sempre se interessou pela leitura e pela escrita, sendo um leitor compulsivo, admite ter gostos eclécticos. Em 2014, auto-publicou o “Caderno Vermelho” e, em 2017, a Flybooks publicou “As Nuvens de Hamburgo” vencedor do Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica em 2018. O seu conto A Aranha, publicado na antologia Steampunk Internacional e traduzido para inglês e finlandês ganhou o Prémio Adamastor de Literatura Fantástico em Conto 2018. Publicou também vários contos em diversas revistas e antologias, mantendo também um blogue dedicado aos projectos literários.


Comprar "As Nuvens de Hamburgo"


Tânia Dias - Young Adult

Sobre a autora:

Começou a escrever jovem, escrava da mente criativa, com 16 anos pôs a pasta as costas e lançou-se na aventura de uma vida ao lado das personagens que lhe faziam companhia à mais de cinco anos.

Agora com 20 e a estudar Biologia na Faculdade de Ciência do Porto, muito dificilmente é encontrada na rua. Ou está de bata, a fitar confusamente um gel de agarose enquanto se pergunta repetidamente porque é que tinha de se apaixonar por algo tão difícil, ou está a viajar, às vezes com dragões, outras com super-heróis, a viver uma aventura enquanto procura fugir das pressões da sua outra paixão.

Dividida entre o laboratório e as páginas dos livros, ainda não decidiu se quer salvar (com a ciência) ou destruir (com a literatura) o mundo.

Estreou-se no mundo da escrita com Despedaçada, o primeiro livro da trilogia Broken.


Comprar "Broken - Despedaçada"

Comprar "Broken - Fénix"



Filomena Costa - Poesia

Sobre a autora:

Maria Hercília Agarez de Campos Marques nasceu em Vila Real em 1944. É professora aposentada do ensino secundário, ensaísta, crítica literária e escritora. Publicou um livro de crónicas em 2001 -A Brincar que o Digas-, dois ensaios sobre Miguel Torga -Miguel Torga, a Força das RaízeseDois Homens num só Rosto(2007 e 2013) e uma coletânea de contos em 2012 -Histórias Que O Povo Tece - Contos do Marão.

É coautora das antologiasAqui e Agora Assumir o Nordestesobre a obra de A. M. Pires Cabral ePor longos dias, longos anos / fui silêncio, umaAntologia de Autoras Transmontanas(no prelo). Tem colaboração em diversas revistas culturais e está representada em antologias.

É estudiosa, sobretudo, de Miguel Torga, Camilo Castelo Branco, João de Araújo Correia e Luísa Dacosta.

É membro da direção da Tertúlia João de Araújo Correia e da Academia de Letras de Trás-os-Montes e sócia da Associação Portuguesa de Escritores.


Comprar "As Asas da Libelinha"

27 visualizações

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com

Termos de Uso

Política de Privacidade