Top 5 de 2019 (da Ana Ivo)


Depois de muitos e muitos anos, a ler preferencialmente livros académicos, decidi desafiar-me a diversificar as minhas leituras em 2019. Ainda hoje me espanto (e enche-me de orgulho) não só pelo número de livros que li, mas também como todos eles não poderiam ser tão diferentes nos temas que fui escolhendo.

Escolhi alguns livros pela capa, outros pelos títulos que me causaram sentimentos contraditórios, e outros ainda pela curiosidade das sinopses. Acho que o desafio foi superado, e agora? Agora, ganhei um prazer renovado pela leitura e já não sou capaz de parar. Aqui fica o meu Top 5 de 2019.


1 - Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz

Comprei este livro pelo título que borbulhou de imediato a minha imaginação!


Comprar um poeta, não passa pela cabeça de ninguém, mesmo! No entanto, é o que faz falta a todas as pessoas pela importância de ler poesia, de aumentar e fazer uso da criatividade para incluir mais cultura nas nossas vidas, sendo que cultura é beleza, são ideias e acções desinteressadas, que se propagam e nos conduzem a um estado de contemplação e, quem sabe até, de alguma felicidade.


Super recomendo a leitura deste livro, deveria fazer parte daqueles objetos queridos, que todos guardamos algures como relíquias.




2 - A doença da felicidade, de Paulo José Miranda

No tempo em que todos nós nos sentimos pressionados a sermos felizes a todo o custo, saber que a felicidade pode ser uma doença é, no mínimo, desconcertante. Foi isso mesmo que senti quando li o título deste livro; ainda por cima, fininho e com letras grandes, de fácil e rápida leitura, tal não foi a minha curiosidade.

Pois aconselho a leitura deste livro que nos oferece uma grande surpresa e nos deixa dentro de uma reflexão que vale mesmo a pena fazer.

E sim, a felicidade também é uma doença real. Leiam este livro e enriqueçam o vosso conhecimento com uma informação credível que vos pode ajudar bastante no vosso quotidiano.




3 - A Livreira Anarquista

É um autêntico "manual de instruções" para qualquer leitor antes de se dirigir a uma livraria. Um livro cheio de "pérolas" humorísticas, nos diálogos que acontecem entre os clientes que entram numa livraria e encontram uma livreira atenta, astuta, bem humorada, de criatividade contagiante e, ainda por cima, adivinha.


Na minha recente atividade de livreira, este livro trouxe-me alguma luz sobre o que poderia entrar porta adentro na nossa livraria e é muitas vezes uma grande fonte de inspiração.


Aconselho a leitura deste livro a todas as pessoas que habitualmente se dirigem às livrarias para comprarem livros, quer saibam tudo sobre o livro que vão adquirir, ou não!



4 - Há gente em casa, de Ondjaki

Há já algum tempo que andava com curiosidade de ler um livro de um autor angolano, e este livro de poesia foi-me recomendado. Gostei, apesar de ser uma poesia crua, direta e assertiva pela franqueza que ela traduz nas palavras retas.

Foi uma boa experiência ler este livro tão diferente e, ao mesmo tempo, inesperada porque estou, talvez, mais habituada à poesia doce e romântica. Aconselho este livro para quem gosta de diversificar os seus sentimentos dentro da poesia.



5 - Vegan para todos, de André Nogueira e Rita Parente

Gosto de livros de culinária. Gosto das imagens e de apreciar as receitas, os ingredientes e as formas de confecionar. Neste caso, porque estou a fazer uma transição da alimentação vegetariana para a alimentação vegana, achei este livro fantástico pelo seu conteúdo muito bem construído. Tem uma explicação sobre veganismo, muitas dicas sobre ingredientes e utensílios de cozinha e, acima de tudo, as receitas são fáceis, simples e deliciosas (já experimentei algumas). Recomendo este livro para quem quer iniciar uma alimentação vegan ou que goste de cozinhar.




Até breve,

Ana Paula Ivo

0 visualização

© 2020 Livraria Good Books. Ana Teresa Barreiros. 

livraria.goodbooks@gmail.com - Telefone: 926 560 512

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • YouTube - Black Circle