Top 5 de 2019 (da Ana Teresa)

2019 foi o ano em que li mais livros do que nunca! (Juro, cheguei quase aos 70).
Foram muitas as leituras. Gostei de alguns, não gostei de outros e depois houve aqueles que marcaram um espaço no meu coração para sempre.
Eis o Top 5 de livros que li em 2019:
1 - Again, but Better, de Christine Riccio

A Christine Riccio é, provavelmente, a booktuber que eu mais idolatro. Já via os vídeos dela quando ainda nem sabia inglês!
Por isso, quando ela lançou o livro, comprei-o. Sabia que se tratava de uma Shane e a capa é bastante reveladora sobre para onde ela vai, mas não sabia mais nada.
Sim, eu raramente leio sinopses.
Fui sem quaisquer expectativas.
Acabei surpreendida!
É o género de livro que capta a atenção do autor para temas super importantes. Adorei a Shane e a maneira como ela conseguia ultrapassar os problemas. Identifiquei-me com muitas coisas. Foi um livro que valeu muito a pena e mal posso esperar para ver o que a minha booktuber favorita, e agora autora, tem na manga!
2 - Apartamento partilha-se, de Beth O'Leary

Outra autora que me cativou o coração!
Este livro é tão divertido mas aborda problemas tão importantes e reais de hoje em dia. A dose de humor está presente e as trajetórias das personagens (que comunicam através de post-its!) é bem intensa.
Quando acabei de ler o livro, não consegui deixar de pensar e refletir um pouco sobre os temas abordados.
[Podem encomendar este livro na livraria!]
3 - Maus, de Art Spiegelman

Eu não sou a fã N.º1 da II Guerra Mundial, nem sou a pessoa que mais sabe sobre o assunto. Tenho a tendência para fugir destes livros porque tenho quase a certeza que acabarei numa choradeira total.
No entanto, tive uma cliente que me recomendou este livro e eu costumo seguir recomendações (é por isso que não leio sinopses).
Fiquei cativada pela maneira como o autor descreve a vida do pai, sobrevivente do Holocausto. A verdade por detrás de cada ilustração, por detrás de cada frase é tão crua que houve alturas em que me doeu o coração (mas não, não chorei rios, estava demasiado em choque com tudo).
Se ainda não leram, e não sabem muito sobre este período histórico, mas gostariam de ficar a conhecer, aconselho vivamente este livro.
4 - Illuminae, de Amie Kaufman e Jay Kristoff

Sabem aquele livro que é tão bom, mas tão bom, mesmo bom, que não conseguem descolar as vossas mãos deles?
Bem, este foi o livro que me fez isso em 2019.
Illuminae é a obra sci-fi que eu andava à procura e nem sabia que andava à procura.
É uma história intensa e escrita de uma forma nada convencional (a sério, estou mesmo a enfatisar o nada porque é mesmo verdade... literalmente).
A minha parte favorita: passei a gostar de um conjunto de fios que fingem ser cérebro. E mais não digo. Vão ler.
5 - O livro dos ressignificados, de João Doerderlein

Que livro de poesia fofinho!
A maneira como está escrito, a facilidade de leitura e a capacidade de nos prender... está tudo lá.
Este livro cativou-me tanto, prendeu-me tanto (uma tarde inteira, porque ele é super pequenino), que ficou para sempre no meu coração.
Às vezes é difícil falarmos dos livros que mais gostamos porque temos uma parafernália de sentimentos e memórias do livro dentro de nós que a capacidade de resumo simplesmente não consegue apanhar. É o que acontece comigo quando falo deste livro.
Só vos posso dizer uma coisa: vão ler.
Espero que tenham gostado do meu Top 5 e não se esqueçam de comentar sobre os livros que marcaram o vosso 2019!
Até lá, boas leituras!
Ana Teresa Barreiros