top of page

Livros para ler em menos de 24 horas

Por vezes, precisamos de leituras que sejam rápidas. Quer estejamos numa ressaca literária, ou estejamos numa fase «entre livros», estas leituras são fantásticas essas alturas! Também são uma excelente forma de começarmos o novo ano, que acham?


A Princesa e a Tosta de Queijo

de Deya Muniz

Para quem gosta de queijo, mesmo os intolerantes à lactose, e que adoram um bom romance fofinho.

Sinopse:

Lady Camembert quer viver a vida nos seus termos, sem ter de casar, ou melhor, sem ter de casar com um homem. Mas a lei impede as mulheres de herdarem, então, quando o seu pai morre, ela disfarça-se de homem e muda-se para a capital do Reino de Fromage para recomeçar a vida como Conde Camembert.


Mas é difícil manter a discrição quando a bela Princesa Brie, com o seu ativismo feroz e grande sentido de moda, chama a sua atenção. Cam não resiste a conhecer melhor a princesa, mas à medida que os dois se aproximam, será ela capaz de manter o seu segredo?


Uma comédia romântica em forma de novela gráfica, de temática atual e inclusiva, sobre identidades trocadas, amor verdadeiro e muitas tostas de queijo.



Mataram a Cotovia

de Harper Lee, adaptado e ilustrado por Fred Fordham

Para quem gosta de ler clássicos, mas não tem muito tempo para os ler.


Sinopse:

Um retrato assombroso de raça e classes sociais, inocência e injustiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação no Sul Profundo dos EUA dos anos trinta. Mataram a Cotovia, de Harper Lee, mantém a mesma atualidade que tinha em 1960, quando foi escrito, durante os turbulentos anos do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.


Agora, este aclamado romance renasce como romance gráfico. Scott, Jem, Boo Radley, Atticus Finch e a pequena cidade de Maycomb, no Alabama, são representados de forma nítida e comovente pelas ilustrações de Fred Fordham.



The Promised Neverland

de Kaiu Shirai, com ilustração de Posuka Demizu

Para quem adora um bom plot-twist, e de ler mangás com muitos volumes.


Sinopse:

Emma, Norman e Ray vivem felizes e acarinhados sob a supervisão da mulher a que chamam mãe, na Casa de Grace Fields.


Mas estes dias calmos chegam abruptamente ao fim, quando Emma e Norman descobrem a verdade por trás deste mundo confortável e sem preocupações.



Death Note Vol. I

de Tsugumi Ohba e ilustração de Takeshi Obata

Para quem adora ler temas filosóficos com muita ação e boa mitologia.


Sinopse:

Light Yagami é um excelente estudante, com ótimas perspetivas de futuro, mas sente-se extremamente aborrecido… até encontrar um Death Note, o caderno que um Shinigami - um dos lendários Deuses da Morte - deixa cair na Terra… de propósito.



A Menina que Veio do Outro Lado

de Siúii, a Rún

Para quem gosta de comics, com uma vibe de folclore nórdico.


Sinopse:

Era Uma Vez… uma terra muito longínqua, na qual havia dois países: o país de fora, onde viviam criaturas que, rezava a história, amaldiçoavam pelo toque; e o país de dentro, onde habitavam os humanos. A menina e o Doutor, que nunca se deviam ter cruzado, conheceram-se, e assim começa esta história…


Este é um livro sobre dois seres - um, humano; o outro, não humano - e sobre as manhãs, as noites, a luz e as sombras em que se encontraram.

Leme

de Madalena Sá Fernandes

Para quem gosta de capítulos curtos e ficção biográfica, que não se importa de ler temas difíceis, especialmente sobre violência doméstica.


Sinopse:

A história crua de uma relação tóxica. Uma narrativa que não deixa pedra sobre pedra nos pilares da resiliência de uma criança subjugada ao negro poder do seu padrasto.


Leme é o relato da vivência de uma rapariga que assiste, durante anos, à erosão dos pilares que sustentam as ligações humanas: vê a mãe subjugada à violência do homem com quem mantém uma relação amorosa disfuncional; vive na pele a distorção dos papéis desempenhados por pais e filhos; alimenta-se da solidão para ultrapassar um quotidiano de medo e fúria; disputa um lugar só para si no meio do caos familiar; aprende a reconhecer o consolo das pequenas vitórias; e, por fim, reconstrói-se a si e às suas memórias.


Nenhuma criança conhece de antemão os nomes das coisas, mas todas as crianças reconhecem instintivamente o perigo. Para a protagonista desta história, o perigo tem o nome de um homem, e é sinónimo de obsessão, desequilíbrio, solidão, desamparo, poucas certezas e muitas dúvidas. Leme é um golpe de escrita para regressar à vida. Uma cintilação plena de vida e um soco no escuro que nos engole: eis um livro que aponta diretamente aos limites do bem e do mal.


Um Quarto Só Meu

de Virginia Woolf

Para quem tem uma tarde livre, gosta de não ficção e de ler sobre a emancipação da mulher na sociedade.


Sinopse:

Neste ensaio baseado em palestras dadas a mulheres no final dos anos 1920, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Virginia Woolf oferece ao auditório, primeiro, e ao mundo, depois, um encadeamento de pensamentos provocatórios e excitantes sobre a condição da mulher na sociedade, desde sempre e até agora.


Dos obstáculos na aprendizagem ao exercício da profissão e à exploração da criatividade literária, e não só, Woolf aborda o transversal tema dos constrangimentos sexuais, que nesta obra encontra contornos de uma evidente atualidade.


«Ter dinheiro e um quarto.» Ser livre, portanto, de forma literal e figurada.


Criatividade

de John Cleese

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre como funciona o processo criativo, mas ainda não sabe bem por onde começar.


Sinopse:

Talvez pense que a criatividade é algo de misterioso, como um dom raro que apenas um punhado de pessoas possui.

John Cleese tem uma opinião diferente. Tal como demonstra neste curto, prático e divertido ensaio, a criatividade é uma competência que todos podemos desenvolver.


A partir da sua experiência enquanto escritor, Cleese partilha a sua visão sobre a natureza do processo criativo e oferece conselhos sobre como começar a fazer fluir a torrente de criatividade que tem dentro de si.


O que precisa de fazer para entrar no estado de espírito adequado para criar?

Como saber que teve uma ideia que vale a pena perseguir?

O que fazer quando sente que está bloqueado?




Espero que tenham gostado das recomendações! Partilhem com alguém que adora ler livros pequeninos, com um grande conteúdo lá dentro :)


Alguns links estão ligados ao programa de afiliados da Wook, do qual faço parte. Estes links não têm impacto sobre o preço, mas recebo uma pequena comissão se usares estes links.


Assiste ao video aqui:


bottom of page