top of page

Objetivos literários para 2024



O novo ano já chegou, mas confesso que começo a pensar nos objetivos literários do ano seguinte aí a partir de outubro.


Tento sempre fazer objetivos que me mantenham motivada e que sejam excelentes para analisar a lista de leituras no fim do ano. Nunca faço esta lista de forma irrealista e impossível de alcançar, até porque sabe sempre muito bem quando chego a meio do ano e posso logo riscar alguns porque já os concluí.


Também não tenho um número fixo de objetivos; não são 5, ou 10. A lista tem que incluir algo que me faça sentir uma boa leitora. Para este ano, consegui criar oito objetivos que acredito serem uma boa métrica e uma boa maneira de perceber, no fim do ano, como foram os meus hábitos de leitura. No ano passado, tinha seis objetivos e consegui cumprir quatro! Será que este ano vou conseguir cumprir todos eles?


Ora aqui está a lista de objetivos literários para 2024:


Ler 50 livros


Em 2023, consegui ler 47 livros, então o objetivo para 2024 será ler mais três. O meu grande objetivo pessoal é conseguir ler 100 livros num ano. Quando é que isso irá acontecer? Não sei, mas garanto-vos que daqui a uns anos farei uma grande festa quando isso acontecer. Até lá, é ir treinando a leitura e acomodando-a à minha vida, que é sempre diferente todos os anos.


Ler 10 livros no Kindle


Há dois anos, reparei que o meu querido e adorado Kindle ficara parado na estante. Tinha lido muito pouco com ele. Gosto bastante do meu e-reader: comprei-o com o meu primeiro ordenado e foi uma grande companhia quando estudava em Londres. Por isso, em 2023 decidi que iria ler 5 e-books e voltei a apaixonar-me pelo meu fofinho e-reader.

Em 2024, quero duplicar esse número. Estou a ser muito específica ao dizer «Kindle» porque em outubro do ano passado comprei um iPad e cheguei a ler um livro na app do Kobo, mas quem tem um e-reader sabe que a diferença é bastante grande!


Ler 5 audiobooks


Os áudiolivros foram uma grande companhia em 2023 quando comecei a passar uma hora presa no trânsito da tarde. Entretanto, tive a oportunidade de mudar de horário e é por isso que agora não oiço tanto este formato.

No entanto, não quero perder esta capacidade de ouvir um livro e fazer outras tarefas, então para este ano quero ler 5 livros em formato audiobook.


Ler 2 livros em espanhol


Uma história bastante engrançada: tenho um nível alto de espanhol, mas quando mudei de emprego perdi o contacto direto com a língua. Por isso, em 2024, o objetivo será não perder este nível de língua e, para isso, quero ler 2 livros em espanhol!

Tenho algumas autoras debaixo de olho, como a Mercedes Ron e a Alice Kellen, mas se conhecerem mais histórias contemporâneas fofinhas, digam-me para acrescentar à lista!


Descobrir 4 novos autores portugueses


O ano passado foi muito rico em autoras portuguesas! Cheguei a ler 6 novas autoras portuguesas e este ano há muitos livros já anunciados de autores nacionais que foram logo para a lista de desejos.

Apesar de ter conseguido concluir este objetivo, achei que foi demasiado para mim, que coloquei demasiada pressão no meu TBR quando cheguei a meio do ano e ainda não tinha metade deste objetivo concluído. Foi por isso que decidi diminuir o número neste objetivo e ainda vou criar uma estratégia mais inteligente para o cumprir, lendo também alguns livros que já tenho cá em casa.


Ler 9 livros da coleção dos Romances Eternos


2023 foi o ano em que concluí a coleção dos Romances Eternos da RBA. Apesar de os livros chegarem sempre a minha casa, cheguei ao fim da coleção bastante exausta! Foi um ano e meio a acumular livros, clássicos da literatura com personagens femininas intemporais e este ano é a altura ideal para começar a desbravar este género literário que raramente leio. Na altura, decidi fazer esta coleção porque não tinha um único título desta coleção em cópia física/em português cá em casa.

Não os vou ler por ordem, porque há livros como o Orgulho e Preconceito e Mulherzinhas que li há uns anos mas as suas histórias ainda continuam muito presentes na minha mente. Porém, há alguns clássicos que quero revisitar, como o Monte dos Vendavais. Li-o há uns dez anos e tenho a certeza que a experiência de leitura agora será muito diferente!


Terminar de vez com o currently reading interminável


Quando iniciei 2023, tinha cerca de 15 livros na lista do currently reading. Um pesadelo para qualquer leitor, e um reflexo bastante claro da ressaca literária em que estava, sendo que tive um ano de 2022 bastante caótico num trabalho e que não me permitia descansar (nem o corpo, nem a mente) para pegar num livro e... ler.

Ao longo do ano passado fui diminuindo este CR, sendo que consegui diminuir esta lista para 7 livros! Partindo do princípio que também li muitos livros novos, que ia tirando do meu TBR ou comprando, diria que foi um ótimo resultado! A ideia será reduzir este número para 3 ou 4 livros, porque também tenho o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo, muitas vezes em vários formatos.


Diminuir a lista do TBR


Isto, sim, está uma desgraça! O meu TBR terminou o ano com 215 livros. É verdade que muitos deles são e-books porque houve o «Stuff your Kindle Day» em que descarreguei muitos livros gratuitamente para o Kindle. Desgracei-me neste dia, é verdade: tenho este e-reader há 10 anos e desconhecia este dia tão especial, então o autocontrolo foi nulo. Em 2024, prometo que não serei tão impulsiva!

Por isso, se conseguisse reduzir este número em 50 livros, ou seja, para 165 livros, ficaria muito feliz!


Reduzir o número de livros comprados: máximo 24 livros físicos durante um ano


Acho que compro muitos livros por impulso e ao contrário do que se possa pensar, não são os e-books que são uma compra impulsiva, mas sim os livros físicos. Os olhos também comem, não é verdade? Além disso, como estou a ficar sem espaço na estante, quero ter muita atenção aos livros físicos que compro e, por isso, planeio comprar só 24 livros neste formato! Não creio que vá ser muito difícil, porque dá uma média de 2 livros por mês. Será que a vou cumprir, ou será que a FLL este ano será uma desgraça? No fim do ano, falamos!


Fazer uma lista de gastos com livros


Estou a ser mais regrada nos meus custos em todas as áreas da minha vida, então achei que seria injusto não contemplar os livros neste orçamento. A verdade é que ao longo do ano fui anotando o quanto gasto com livros, mas não faço a matemática ao fim do mês/ano. Por isso, este ano vou fazer uma folhinha Excel especial para ver quanto gasto com todos os livros: sejam eles capa mole, capa dura, ebooks e áudiolivros. Mais uma vez, será um objetivo do qual só poderei tirar conclusões no fim do ano!



Vejam o vídeo onde falo destes objetivos:




bottom of page